Dia do Anestesiologista
Saiba como é o trabalho desse profissional
O anestesiologista é o médico especialista responsável por aplicar a anestesia, um estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Estes profissionais não só aplicam a anestesia, como também cuidam do paciente durante todo o procedimento.
Segundo o anestesiologista do Hospital de Câncer de Barretos, Fabrício Mishima, esse médico auxilia no controle da pressão arterial, do pulso e ritmo cardíaco do paciente, da respiração, temperatura e outras funções orgânicas importantes. “Cuidam de tudo para que o paciente esteja sem sofrimento, seguro e para que o cirurgião possa fazer o trabalho com tranquilidade. O anestesiologista estará ao seu lado, durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre de nada depois da anestesia”, afirmou.
Antes de passar por um procedimento cirúrgico, o Conselho Federal de Medicina recomenda desde 2006, que o paciente passe por uma avaliação ou consulta com o profissional, em que serão avaliadas as condições clínicas da pessoa e são checados os exames pré-operatórios para planejar a anestesia mais adequada e esclarecer as dúvidas do paciente.
Dia do Anestesiologista
O “Dia do Anestesiologista” é celebrado em 16 de outubro, porque nesta data, em 1948, foi documentada a primeira cirurgia realizada sob anestesia geral. Desde então, houve uma revolução nas técnicas cirúrgicas e anestésicas para se trazer maior segurança e conforto para o paciente.
Dúvidas
De acordo com Mishima, geralmente os pacientes têm muito receio em relação aos riscos da anestesia. “O anestesiologista, além do conhecimento e da especialização médica, empregará toda sua perícia e experiência clínica para o sucesso completo do tratamento. Diariamente anestesiologistas qualificados aplicam milhares de anestesias, em todo o mundo, com toda a segurança. Por isso, deve-se exigir que somente um anestesiologista qualificado o examine antes da operação, o oriente e faça a sua anestesia. Assim você pode evitar ou diminuir o medo da anestesia. Ouvir explicações sinceras e seguras reduz muito as ansiedades”, explicou.
A anestesia pode ser geral, ou seja, para o corpo todo; ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com anestesia regional você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.