Insônia: como ter um sono de qualidade?
A insônia, inicialmente, é um sintoma que aponta que algo não vai bem.
Como ter uma boa noite de sono? A psicóloga da NICS (Núcleo Interdisciplinar das Ciencias do Sono), especializada no tratamento não farmacológico da insônia, Silvia Conway, deu algumas dicas.
Ela lembra que a insônia, inicialmente, é um sintoma que aponta que algo não vai bem. “Algum conflito, preocupação, alguma questão importante que traz uma ordem de tensão, de angustia, que influencia no sono”, explica.
Um sono de qualidade é influenciado por diversos aspectos. A regularidade, por exemplo, é muito importante. A irregularidade pode gerar um rompimento da estabilidade do nosso organismo, podendo gerar a insônia.
O álcool também é outro fator que alimenta a insônia. “O álcool parece que ajuda a gente a dormir, mas é importante entender que o álcool fragmenta o sono. Ele gera uma situação de desidratação no corpo, que faz com que a gente acorde mais vezes e tenha uma fase do sono diminuída.”
Outra dica importante é não exagerar na cafeína. Ela é um estimulante do sistema nervoso central e tende a fazer com que as pessoas demorem para pegar no sono. A psicóloga lembra que a cafeína está presente no chá mate, chá verde, chá preto, chocolate, refrigerantes e energéticos.
Aparelhos eletrônicos também são aliados da insônia. A dica é largar o celular, tablet, computador, televisão pelo menos uma hora antes de dormir. O ideal é fazer alguma atividade que relaxe a mente e o corpo.