Semana Nacional do Doador de Sangue
Hemocentro faz campanha para incentivar a doação de sangue em Goiânia Ação celebra a Semana Nacional do Doador de Sangue. Direção considera 'preocupante' a situação do estoque da unidade, pois está com apenas 10% da sua capacidade.
Começa nesta segunda-feira (20) a Semana Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Hemocentro de Goiás promove uma campanha com o objetivo de incentivar as doações e homenagear quem já doou A direção da unidade afirma que a situação do estoque é “preocupante”.
“Os objetivos são dois: homenagear o doador de sangue que esteve conosco em todas as dificuldades e o outro é que o nosso estoque fique regular para atender à demanda do Natal e Ano Novo, quando aumenta o índide de acidentes, de doenças. A demanda aumenta entre 20% e 25%", afirma o diretor administrativo da unidade, Arione José de Paula.
O evento “Doe sangue ao som do Rock” marcará o encerramento da ação com um encontro de motociclistas e shows de várias bandas. Ele será realizado no sábado (25), no Hospital Geral Alberto Rassi (HGG), no Setor Oeste.
Necessidade de doação
O Hemocentro tem capacidade para receber 250 doadores por dia. Porém, segundo o diretor, a média é de 70 atendimentos diários.
Arione afirma que as pessoas ainda precisam se atentar para a necessidade de doar. Ele avalia que a expectativa de vida e a população aumentaram, mas o doador não se conscientizou de acordo com a velocidade do crescimento da demanda de sangue.
O diretor afirma que o estoque tem capacidade para 1,8 mil bolsas de sangue, mas atualmente há apenas 200 unidades.
“A gente nunca consegue chegar no nosso objetivo de estoque. A população não está consciente que sangue é vida. Não tem similar, não se compra em farmácia. Só com o ato do doador ir ao Hemocentro que nós vamos continuar salvando vidas”, ressalta Arione.
Como ser um doador
O doador precisa estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos e estar com documento de identificação oficial com foto.
Para fazer a doação, é necessário estar bem alimentado, ter dormido ao menos 6h de sono na noite anterior, não ingerir alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e ficar sem fumar pelo menos duas horas antes da coleta do sangue
Os interessados em doar constatamente devem respeitar um intervalo entre as coletas. Recomenda-se um perídodo de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.